Caro(a) visitante,
Estas peças não são brinquedos, como certamente pensarão. São sim, réplicas em miniatura dos mais variados utensílios que os nossos antepassados construíram nas diversas actividades, desde a agricultura à carpintaria, passando pela indústria do azeite à fabricação do vinho, transportes e moagem.
São peças autênticas, feitas de acordo com a tradição em que a própria madeira de que são feitas é cortada e aproveitada respeitando as dimensões, espessura e comprimento, curvaturas, etc. tal como se fazia na época da sua utilização e em tamanho normal.
São peças únicas que representam a história e etnografia desde o Algarve ao Minho, ultrapassando mesmo as fronteiras. Sendo feitas numa escala de 1:30 ou 1:50, conforme os casos e também devido ao tamanho normal, variava muito de região para região, tanto no tamanho, como na própria construção, embora basicamente a funcionalidade seja respeitada em todas as suas vertentes.
O artesão ao propor-se a fazer estas peças históricas fê-lo com a convicção e o interesse de divulgar junto das escolas, tanto do ensino básico como do secundário, aproveitando uma vertente pedagógica que, à semelhança de outras exposições, tem desenvolvido com alguns professores, para além da exposições propriamente ditas e já feitas, em Vila do Conde, Fatacil – Algarve, FIA – Lisboa, Expoeste – Caldas da Rainha, fez exposição nas escolas do ensino básico e secundário em Campelos – Torres Vedras.
O artesão encontra-se, pois, disponível para falar da história de cada peça construída e já conta 71, entre peças soltas e conjuntos. Às escolas que se mostrem interessadas numa aula totalmente diferente duma aula normal. Creio que será de grande utilidade, tanto para professores como para alunos, tomar conhecimento como se trabalhava nos passados séculos XIX e XX.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home