M.Almeida Artesanato Etnográfico

segunda-feira, junho 19, 2006

Carroça Tradicional

Puxada por um cavalo ou macho. Com rodas raiadas, ainda existe em várias zonas do país. É equipada por um travão manual tipo manivela à altura da mão do carroceiro, preso à parte lateral direita levando as tirantes a serem presas a um pau ou ferro onde levava os calços com borracha para melhor aderência ao aro das rodas também ferro. Ao eixo em ferro eram presas molas em aço com braçadeiras próprias. As rodas eram feitas de madeira de Carvalho ou Azinho e os raios, também da mesma madeira tinham copo ou massa ao centro, onde era embutida uma bucha de ferro fundido onde, por sua vez, entrava o eixo justo para que não houvesse oscilação. A carroça não assentava directamente no eixo como nos carros de bois, mas sim sobre as molas e presa a estas com parafusos, dando assim melhor conforto a quem a usava.

Galera

Carro com 4 rodas raiadas, as da frente com diâmetro inferior às da parte de trás devido à necessidade das mesmas nas manobras dos animais, ser necessário uma delas rodar debaixo da própria galera; eram aplicadas numa espécie de carreta com o timão que rodava em volta de um eixo que vinha da carreta à parte superior da galera. Era utilizada no transporte de pessoas e produtos, sendo a parte mais à frente reservada para transportar a ração do animais. Era puxada por 2 cavalos. Transportava normalmente 4 pessoas e o cocheiro num assento apropriado para tal. Tinha cobertura em lona ou pano forte para proteger os passageiros do sol e da chuva.

sábado, junho 17, 2006

Olá, sou o Manuel Almeida. Aqui estou eu em plena actividade. Adoro o que faço e presentemente estou a fazer uma exposição numa escola em Campelos. Faço também parte da Associação de Artesãos das Caldas da Rainha.